Trabalho de imunologia
Sistema Imunológico
O sistema imunológico é responsável por prevenir ou limitar infecções causadas por microorganismos, depois da pele e mucosas esse sistema é responsável pela resistência à doenças no organismo. Trabalhando em duas frentes o Sistema Imunológico conta com a Resposta Inata e a Adquirida, que são subsequentes na linha de defesa.
A principal diferença entre esses dois tipos de resposta é que a Adquirida é altamente específica para um dado patógeno (invasor como bactéria ou vírus). Além disso, embora a resposta Inata não se altere mediante exposição repetida a um dado agente infeccioso, a resposta Adquirida torna-se mais eficiente após cada encontro subsequente com o mesmo agressor. O sistema imune "memoriza" o agente infeccioso evitando, desta forma, que este mesmo patógeno venha, posteriormente, causar doença. Outra diferença entre as respostas imunes e que a Adquirida depende do contato celular para iniciar a ação contra o antígeno, enquanto a Inata pode ser iniciada a distancia através de sinais dados pelas citocinas.
Os tipos de respostas imunes apresentam características diferentes entre si, enquanto o Sistema Fagocitário que compõem a Resposta Imune Inata possui em suas célula receptores capazes de reagir a qualquer antígeno com uma especificidade ampla, mas repertório restrito, o Sistema Linfóide que compõe a Resposta Imune Adquirida possui em cada célula receptores específicos para cada antígeno oque torna a célula linfoide restrita mas eleva o repertório de reação desse sistema.
TIPOS DE CELULAS ENVOLVIDAS NA IMUNIDADE
CÉLULAS NK
Os linfócitos NK (Natural Killer) são células matadoras naturais, ou células assassinas e fazem parte dos linfócitos do sangue. Elas destroem a células estranhas ou infectadas por vírus sem que estas expressem algum antígeno ativador da resposta imune específica. Este tipo de resposta é chamada de resposta imune inespecífica, pois