Trabalho De ICM 1
DAIANE RIBEIRO PAZ
DOMINGOS TEIXEIRA NETO
GONÇALO
JULIA MARCELA
ROMUALDO TEIXEIRA CUNHA
TRABALHO DE INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DOS MATERIAIS
Cerâmicas e Vidros
Vitória da Conquista
2015
DAIANE RIBEIRO PAZ
DOMINGOS TEIXEIRA NETO
GONÇALO
JULIA MARCELA
ROMUALDO TEIXEIRA CUNHA
TRABALHO DE INTRODUÇÃO A CIÊNCIA DOS MATERIAIS
Cerâmicas e Vidros
Trabalho de Introdução a Ciência dos Materiais disciplina do curso de Engenharia Elétrica – IFBA - Prof. Orientadora: Silvana
Vitória da Conquista
2015
Sumário
1 . INTRODUÇÃO 3
2. TRANSFORMADA Z 4
4. CONCLUSÃO 5
REFERÊNCIAS 6
1 . INTRODUÇÃO
Neste trabalho apresentaremos algumas pesquisas a respeito dos matérias cerâmicos e vidros, apresentando suas principais propriedades, aplicações, e métodos de obtenção.
Cerâmicos são materiais inorgânicos e não-metálicos que consistem em compostos que são formados entre elementos metálicos e não-metálicos, para os quais as ligações interatômicas ou são totalmente iônicas ou são predominantemente iônicas com alguma natureza covalente. O termo cerâmica vem da palavra grega “keramitos”, que significa matéria prima queimada, indicando que as propriedades desejáveis desses materiais são normalmente atingidas através de um processo de tratamento térmico a alta temperatura conhecido por ignição. Foi durante o Neolítico, fase do desenvolvimento técnico das sociedades humanas, que a cerâmica foi inventada.
A maioria dos materiais cerâmicos se enquadra em um esquema de aplicação-classificação que inclui os seguintes grupos: vidros, produtos estruturais a base de argila , louças brancas , refratários, abrasivos, cimentos e as recentemente desenvolvidas cerâmicas , neste trabalho discutiremos apenas sobre o vidro .
. Característica: A característica comum a estes materiais é serem constituídos de elementos metálicos e elementos não metálicos, ligados por ligações de caráter misto,