Contabilidade Comercial
Klebson Moura Rodrigues
Prof. Tutor Externo: Diana Claudia Freire
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Ciências Contábeis (CTB 0043) – Prática do Módulo IV
22/05/2012
RESUMO
Este trabalho de pesquisa bibliográfica tem o intuito de analisar a importância da Contabilidade Comercial no mundo globalizado, bem como trazer à tona seu principal objetivo, que é medir o patrimônio comercial, ou seja, todos os bens, direitos e obrigações a cumprir da sociedade empresarial, trazendo à tona um destaque especial para a obrigação de arrecadação chamada de ICMS, apresentando um breve exemplo de como ocorre esta tributação em uma pequena empresa no Estado de Rondônia.
Palavras-Chave: Contabilidade Comercial. Comerciante. Patrimônio. ICMS.
1 INTRODUÇÃO
Historicamente, um curso com o nome de Ensino Comercial contribuiu para a origem dos cursos superiores de Economia, Administração e Contabilidade no Brasil. Estudos apontam que para o ensino comercial, paralelo à formação do contador, havia uma formalidade de aprendizagem de técnicas de gestão dos negócios e que Economia, Administração e Contabilidade eram um desdobramento do ensino comercial.
Assim é possível afirmar que a Contabilidade Comercial nasceu a partir do Ensino Comercial.
Para Sá (1997, p. 16), “A Contabilidade nasceu com a civilização e jamais deixará de existir em decorrência dela; talvez, por isso, quase sempre seus progressos coincidiram com aqueles que caracterizam os da evolução do homem”.
A Contabilidade Comercial é uma subdivisão da Contabilidade que mede o patrimônio comercial, ou seja, o conjunto de bens, direitos e obrigações do comerciante.
Portanto, quem seria o comerciante? O comerciante é toda pessoa física ou jurídica que leva ao consumidor mercadorias ou bens, onde através de uma negociação, mais popularmente conhecida como compra e venda, efetua uma operação comercial. Assim, todos os dados da empresa, principalmente os obtidos a partir