TRABALHO DE HISTORIS
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS- EJA
TRABALHO DE HISTORIA
Aluno: GIDELSON HOMERO DIAS
Série: ESINO MÉDIO-EJA
BRASILIA-DF
INDICE:
Este trabalho tem por objetivo, levantar os episódios que marcaram a Ditadura Militar em nosso país, bem como os presidentes desse período e as obras que fizeram em seu governo. Pretende demonstrar como foram cruéis as torturas e perseguições políticas que vários membros de nossa sociedade sofreram. Por outro lado, o crescimento industrial foi o ponto positivo dessas administrações que tinham por base concentrar o poder nas mãos do presidente, através de Atos Institucionais (AI), que por várias vezes contrariavam o conceito de "cidadania".
INTRODUÇÃO:
1. ADITADURA MILITAR NO BRASIL
2. GOLPE MLITAR1964
3. SITUAÇÃO POLITICA NA EPOCA
4. CONCLUSÃO
5. BILBLIOGRAFIA
1. A Ditadura Militar
O modelo econômico e político adotado pelos militares após 64 ficaram conhecido como a "modernização conservadora", que consistia no desenvolvimento urbano-industrial, na concentração da renda e na exclusão da classe operária.
Castelo branco (1964 – 1967) é eleito em 11/04/64 com 361 votos, 72 abstenções, 37 ausências e 05 votos em outros generais; pelo Congresso mutilado pelo AI-1 (chama o Congresso a eleger em 48 horas o novo presidente da República, com poderes muito ampliados; autoriza a cassação de mandatos e a suspensão de direitos políticos; suspende a estabilidade do funcionalismo; limita sua validade até 13/01/66, quando prevê eleição presidencial direta). Cearense, filho de militar, com cursos na França e EUA, veterano da FEB é um general calado, introspectivo, intelectualizado, tido como correto e apolítico. Chefia Estado-Maior do Exército desde 63 (o informal "Estado-Maior da conspiração") e ainda a Sorbone, grupo ligado à Escola Superior de Guerra que inclui os gen. Golberi, Geisel,