trabalho de historia
TRABALHO DE HISTÓRIA
ÈPOCA DO TERROR
ALINE SEGATTI n° 02
GIOVANNA CACACE n°46
PALOMA MALAGUETA n°37
21 DE MAIO DE 2014
SÃO CAETANO DO SUL
Revolução Francesa
A Revolução Francesa, conhecida também por Reino do Terror, ocorreu entre 31 de maio de 1793, quando ocorreu a queda dos girondinos, e 27 de julho de 1794. Durante esse período as garantias civis foram suspensas e o governo revolucionário, controlado pela facção da Montanha dentro do partido jacobino, perseguiu e assassinou milhares de pessoas.
Inicialmente era uma perseguição aos girondinos, tornou-se uma perseguição a todos os "inimigos" da Revolução, inclusive á alguns jacobinos ou que sempre haviam apoiado a mesma, como Danton. O Comitê de Salvação Pública era o órgão que conduzia a política do terror; sua figura de maior destaque foi Robespierre.
Após a instituição da Convenção, o governo, precisando do apoio das massas populares (os sans-cullotes) promulgou diversas leis de assistência e garantia dos direitos humanos estabelecidos pela revolução (liberdade, igualdade, fraternidade). Houve certa resistência contra essas leis, que se somava à pressão externa contra a França.
O Terror terminou com o golpe do 9 de Termidor (27/28 de julho de 1794), que desalojou Robespierre do cargo de presidente do Comitê de Salvação Pública e no dia seguinte, Robespierre e Saint-Just e mais de uma centena de jacobinos foram executados na guilhotina.
Após o fim do período do terror, a revolução francesa assumiu definitivamente um caráter burguês, com o poder nas mãos do diretório (alta burguesia).
Conclusão
Concluímos que, a também conhecida como Época do Terror, foi a fase da Revolução Francesa mais violenta e radical. Liderada pelos jacobinos e com grande participação das camadas mais pobres da população, durou de 1793 a 1794.