Trabalho de historia Guerra do Paraguai
De
História
Aluno: Lucas Nicolas Veit
Causas da Guerra
O Paraguai não tinha uma saída marítima para que seus produtos fossem comercializados. Toda a sua produção era levada para a Bacia do Prata que abrangia possessões Brasileiras, Argentinas, e Uruguaias. Visando ter esse escoamento marítimo e assim melhorar a sua economia, Solano pretendia organizar uma expansão territorial que lhe oferecesse uma saída para o mar. Assim começou a investir na produção de armamentos e na ampliação do exército, que seriam futuramente usados para uma batalha expansionista. Em meio a toda essa tensão que envolvia a Bacia do Prata, a Argentina tentava apoiar um novo governo Uruguaio favorável a um englobamento das possessões Argentina, Paraguaia e Uruguaia da Bacia. O Brasil era contra. Defendia uma livre navegação no Rio, e temendo a política expansionista de Solano decidiu intervir na política Uruguaia.
Países
O Paraguai, Brasil, Argentina e Uruguai. A Inglaterra participou indiretamente da guerra, vendendo armas para os quatro países
Consequências
Como resultado o Paraguai teve cerca de 80% da sua população de jovens e adultos mortos. O País sofreu uma enorme recessão econômica que causou o seu atraso por muito tempo. Já o Brasil conservou suas possessões no Rio do Prata. Além de contrair um elevado montante de dívidas com a Inglaterra, que foi a maior beneficiada com o conflito. Afinal lucrou com os juros dos empréstimos contraídos e barrou o aparecimento de uma promissora potência latina.
Fontes https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_do_Paraguai http://www.sohistoria.com.br/ef2/guerraparaguai
http://www.historiadobrasil.net/guerraparaguai