TRABALHO DE HH 1
DISCIPLINA: HIDRAULICA E HIDROLOGIA
MEDIÇÃO DE VAZÃO E CALIBRAÇÃO DO DIAFRAGMA
PROFESSOR: ALDREI
ALUNOS:
JOSE LAUREANO CARDOSO FILHO RA: B5866I8 TURMA EC5Q42
LUCAS VILASBOAS DA SILVA RA: B79AGC6 TURMA EC5P42
GOIANIA –GO
2015
LISTA DE TABELA
TABELA 1:
TABELLA 2:
TABELA 3:
SUMARIO
1.INTRODUÇÃO
2. OBJETIVO
3.MATERIAS E METODOS
4.ANALISE E INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS
5. COMCLUSÃO
6. REFERÊNCIAS
1. INTRODUÇÃO
Vazão pode ser definida como sendo a quantidade volumétrica ou mássica de um fluido que
Escoa através de uma seção de uma tubulação ou canal por unidade de tempo. Vazão Volumétrica – É definida como sendo a quantidade em volume que escoa através de certa
Secção em um intervalo de tempo considerado. As unidades volumétricas mais comuns são: m3/s, m3/h, l/h, l/min, GPM (galões por minuto), Nm3/h (normal metro cúbico por hora), SCFH (normal pé cúbico por hora), entre outras.
medidores de vazão
Medidor de vazão é um dispositivo que nos fornece a quantidade, em massa ou em volume, que passa por uma secção em um intervalo de tempo.
O método mais direto de se obter a vazão é o método das pesagens, que consiste em colher uma medida de volume ou massa em certo intervalo de tempo.
O rotâmetro (Figura 01) é um medidor de vazão de área variável que baseia-se no efeito causado pela força de arrasto para deslocar o “flutuador” para cima, que permanece girando no centro do tubo devido a entalhes, quando há um escoamento ascendente. E deste modo, indicar a vazão através de uma escala colocada estrategicamente no tubo transparente de modo a permitir a leitura direta.
Figura 03 - Esquema de um rotâmetro.
Outros tipos de medidores são os de escoamento interno com redução de secção. O princípio de funcionamento destes medidores fundamenta-se na aplicação da equação de Bernoulli. Destaca-se entre estes medidores, o diafragma, o bocal e o Venturi.
O diafragma consiste num