Tecnologia
Souza, Ubiraci Espinelli Lemes de (1); Araújo, Luís Otávio Cocito de (2) (1) Departamento de Construção Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo; Av. Prof. Almeida Prado, trav.2, n. 271 CEP 05508 900 São Paulo SP Brasil. E-mail: ubisouza@pcc.usp.br (2) Departamento de Construção Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo; Av. Prof. Almeida Prado, trav.2, n. 271 CEP 05508 900 São Paulo SP Brasil. E-mail: otavio@pcc.usp.br
RESUMO
ESTE TRABALHO PROPÕE O INDICADOR PPMO (PERDA DE PRODUTIVIDADE DA MÃO-DE-OBRA) COMO AVALIADOR DA GESTÃO DE SERVIÇOS DE CONSTRUÇÃO.
Inicialmente se discute a relação entre a variação da produtividade e a eficiência da gestão. Define-se, a seguir, o PPMO, passando-se, então, à apresentação de estudos de caso relativos aos serviços de fôrmas, armação e assentamento de alvenaria.
Os resultados obtidos indicam que valores maiores de PPMO são consistentes com gestões mais problemáticas.
ABSTRACT
THIS PAPER INTRODUCES THE INDEX PPMO (LABOR PRODUCTIVITY WASTE RATE) AS A CONSTRUCTION TASK MANAGEMENT EVALUATOR.
Firstly, it discusses the relationship between labor productivity and management efficiency. Next, PPMO is defined. Then, cases studies dealing with formwork, rebar and bricklaying are presented.
The results clearly show that higher PPMO are related to poorer management practices.
INTRODUÇÃO
O mercado de construção tem discutido intensamente a necessidade de melhoria da gestão da produção, e tem-se detectado a proposição de diversos caminhos para se obter tal intento. No entanto, percebe-se sempre uma dificuldade em se avaliar os reais benefícios trazidos por diferentes posturas que se adote. Este panorama cabe, em particular, à gestão dos serviços que tomam parte na construção de edifícios.
Estes pesquisadores, em movimento alinhado com pesquisadores de outros países (THOMAS; ZAVRSKI, 1999), têm