Melissa segmentaçao de mercado
Segundo Sérgio Luís Ignácio de Oliveira, a segmentação de mercado consiste em dividir o mercado em partes menores para melhor entender os desejos e necessidades de parte do mercado e, consequentemente, criar produtos e serviços para esses consumidores. É o ato de dividir o mercado em partes menores para aplicar estratégias mercadológicas diferenciadas para influenciar a compra. (páginas 118 e 119)
As segmentações de mercado mais utilizadas são as seguintes:
Segmentação Geográfica:
De acordo com Kotler e Keller, a segmentação geográfica requer a divisão do mercado em diferentes unidades geográficas como nações, estados, regiões, cidades ou bairros. A empresa pode atuar em uma, algumas, ou em todas as áreas geográficas prestando atenção às variações locais (página 224). Desta forma a empresa pode oferecer produtos de acordo com as características de compra de determinados locais, seja em relação ao preço, à qualidade e/ou benefícios do produto.
Em relação ao produto Melissa, a segmentação geográfica é nacional, pois o produto é encontrado em todo o país, porém seu foco esta na cidade de São Paulo, polo da moda brasileira. Já foi exportado para mais de 80 países desde a sua criação.
Segmentação Demográfica:
A segmentação demográfica divide o mercado em grupos de variáveis básicas, como renda, sexo, idade, tamanho e ciclo de vida da família, ocupação, grau de instrução, etc... (Características “físicas”).
Kotler e Keller afirmam que as variáveis demográficas são os meios mais populares de distinguir grupos de clientes por várias razões. Uma delas é que as necessidades e os desejos dos consumidores, assim como suas preferências por marcas e produtos, estão frequentemente associados a variáveis demográficas. Outra razão é que elas são mais fáceis de ser medidas. (página 246)
Sobre a segmentação demográfica da Melissa podemos dizer que seu público é feminino, com idade entre 18 e 23 anos, predominante da classe média (B).