Trabalho de ha
PARTE 1
Renascimento
A Sagrada Família, Rafael Sanzio, 1507/1508 - Museu Antiga Pinacoteca (Munique)
Técnica: óleo sobre madeira
Rafael pintou nesta obra Isabel, mãe de João Batista, Maria, mãe de Jesus, as duas crianças e José. A obra enfatiza o caráter divino e santificado de cada personagem através das auréolas e dos anjos presentes na ocasião. Apresenta ainda características do momento renascentista como a valorização da representação humana próxima à realidade, clareza na obra, com a luz difusa, e criação de planos organizados regularmente a fim de conferir profundidade à obra.
Barroco
A Sagrada Família, Rembrandt Harmenszoon van Rijn, 1635 - Museu Antiga Pinacoteca (Munique)
Técnica: óleo sobre a tela Rembrandt retrata a cena como uma questão da vida cotidiana, sem ressaltar muito a santidade do assunto. Luz é a característica principal do pintor, nesse quadro a luminosidade é dirigida para as figuras de Maria e do Menino Jesus, há, ainda, uma gradação de claridade e José é representado na região mais escura, em um segundo plano, elementos que conferem dramaticidade característica do estilo barroco.
Analise formal
Renascimento - A Sagrada Família, Rafael Sanzio
2
1
Na obra de Rafael, os elementos são compostos no espaço através da estrutura geométrica que marca o renascimento, a composição central piramidal (1), obtida através da união dos pés de Isabel e Maria e da cabeça de José. Existe uma simetria (2) vertical na obra verificada pelas figuras das mulheres, crianças e anjos representados no lado direito e esquerdo da pintura, além de se constatar uma divisão (3) na linha do horizonte entre céu e terra. Há também proporção que cria harmonia para a visualidade na utilização do scorso.
As cores são contrastantes e vívidas, com a presença de primárias e também complementaridade entre verde e vermelho, azul e alaranjado, criando certa vibração e intensidade na obra. Há também uma