Trabalho HAS 1
CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM
TRATAMENTOS CLÍNICOS
PARANAGUÁ 2015
MENNA BARRETO
HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA
HAS
Trabalho de tratamentos clínicos solicitado pelo professor Gerson Rosa Coelho, com a
Finalidade de informar a respeito da patologia definida como HAS.
FATIMA RODRIGUES
MATEUS MOURA
MARIA DUARTE
KELLY CRISTIANA
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
1.2FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS
1.3JUSTIFICATIVA
1.4METODOLOGIA
1.5OBJETIVO GERAL
1. INTRODUÇÃO
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) pode ser conceituada como uma doença crônico-degenerativa de natureza multifatorial, na grande maioria dos casos assintomática, que compromete fundamentalmente o equilíbrio dos sistemas vasodilatadores e vasoconstritores que mantêm o tônus vasomotor, o que leva a uma redução da luz dos vasos e danos aos órgãos por eles irrigados. Na prática, a HAS é caracterizada pelo aumento dos níveis pressóricos acima do que é recomendado para uma determinada faixa etária.
1.2 FORMULAÇÕES DO PROBLEMA Com o passar do tempo a população brasileira vem adquirindo hábitos que desfavorecem e comprometem o seu estado de saúde e bem estar, com rotinas sedentárias e má alimentação.
1.3 JUSTIFICATIVA O conteúdo apresentado a seguir fará referencia a um dos principais problemas relacionados ao sedentarismo, obesidade e hereditariedade, para orientar os estudantes da turma BP7 a profilaxia e cuidados aos pacientes portadores dessa patologia.
1.4 OBJETIVO GERAL;
Caracterizada pela elevação da pressão arterial, a hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma doença que afeta cerca de 20% da população brasileira e chega a 50% entre os idosos, segundo dados do Ministério da Saúde. A pressão alta está relacionada com a quantidade de sangue que o coração bombeia e a resistência das artérias ao fluxo