Trabalho de ginastica Aquecimento
Teoria e Prática da Ginastica
Aquecimentos Orgânico e Neuromuscular
Professor: Marcelo Ponestki Alunos: Sidkayon Santos Thamires Gabrielly
Curitiba
2014
Aquecimento Orgânico O aquecimento é conceituado como um grupo de exercícios realizados antes de iniciarmos um determinado exercício físico pois assegura a passagem do organismo do praticante do estado de repouso para o esforço, sempre compondo a parte preparatória da sessão de exercício, que ainda é composta de principal e final. Durante anos se discutiu a real validade do aquecimento e até hoje encontramos estudiosos que apresentam justificativas contrárias, apesar de toda fundamentação fisiológica comprovar que o nosso organismo não suporta iniciar a sessão de treino já com altas demandas de esforço e requer um tempo para esta transição do repouso para o esforço. E é com esta transição bem feita que iremos conseguir se beneficiar dos efeitos fisiológicos aquecimento:
Aumenta o fluxo sanguíneo para a musculatura ativa;
Atenua o número de lesões nos músculos, ligamentos e tendões;
Elevação da temperatura corpórea;
Melhora a coordenação motora, potência e a mecânica do movimento;
Aumenta a oferta de oxigênio para os músculos ativos; O aquecimento Geral possibilita um funcionamento de forma ativa do organismo, elevando a temperatura corporal, ativando o metabolismo e as atividades dos sistemas cardiovascular e respiratório. Para isso, devemos fazer exercícios que utilizam grandes grupos musculares.
Aquecimento Neuromuscular Segundo Beto Carnevale o aquecimento neuromuscular (específico) “deve conter exercícios de alongamento e relaxamento que funcionam como profilaxia de lesões”. Alega