Trabalho de gestao do conhecimento
GESTÃO DO CONHECIMENTO
PROFESSOR EAD. RODRIGO RODRIGUES
PROFESSOR PRESENCIAL ARCELI CHAVES
PROFESSOR-TUTOR ANDRÉ LUÍS NEGRETTO FLORINDO
BELO HORIZONTE/MG
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 03 1 DEFINA O CONCEITO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO 04 1.1 Criação do conhecimento 05 2 A VELOCIDADE DAS MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES 07 2.1 Entrevista com líderes de empresas 07 3 AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO 08 CONSIDERAÇÕES FINAIS 09 REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é conhecer e refletir sobre a gestão do conhecimento dentro das organizações, focando no compartilhamento dos conhecimentos individuais para a formação do conhecimento organizacional.
Iniciamos o desenvolvimento do trabalho através do conceito de gestão do conhecimento, segundo definição de dois autores. Sabemos que, uma das grandes vantagens competitivas no mercado, está na valorização do capital intelectual dentro das organizações. A captação e transformação do conhecimento tácito em conhecimento explícito, além da sua retenção e compartilhamento que agrega valores aos resultados do negócio, retornando aos funcionários como processo de aprendizagem.
Alguns modelos de processos de criação do conhecimento podem ser utilizados dentro da gestão do conhecimento. Para este trabalho, apresentamos o processo SECI (socialização, externalização, combinação e internalização) que é a espiral de criação do conhecimento conforme Nonaka & Takeuchi (1997).
Considera-se que o sucesso da gestão do conhecimento depende mais das pessoas do que da tecnologia empregada, ao mesmo tempo, sabemos que a disponibilidade de novas tecnologias de informação tem proporcionado grande impulso a estas iniciativas, já que as mudanças estão ocorrendo cada vez mais rápidas.
Este trabalho aborda estas questões, analisando ainda por meio de entrevista a dois líderes de empresas, características e