Trabalho gestão do conhecimento
Curso: MBA em Gestão de Pessoas
Disciplina: Gestão do Conhecimento
Professor: Maria Inês
Nome: Enzo Fonseca Kira RA: 2220476486
DESAFIO DE APRENDIZAGEM
INTRODUÇÃO
A gestão do conhecimento pode ser entendida como um processo que visa à criação, armazenamento, disseminação e utilização do conhecimento, integrando pessoas, processos e tecnologias, alinhados com os objetivos da organização, considerando fontes de conhecimento internas e externas à organização (OLIVEIRA et al, 2009). As fases do processo de gestão do conhecimento em uma organização envolvem as quatro formas de conversão (socialização, externalização, combinação e internalização). O conjunto destas quatro formas é conhecido como espiral do conhecimento (TAKEUCHI; NONAKA, 1997). A implementação da gestão do conhecimento em uma organização necessita contemplar estas diferentes formas de conversão do conhecimento (NONAKA, 1994).
O gerenciamento de ativos intangíveis, como o conhecimento, passou ser percebido como importante capacitação para a competição (NONAKA; TAKEUCHI, 1997), passando a ser considerado um recurso de grande valor competitivo, pois fomenta a inovação, gerando vantagem competitiva sustentável para a empresa (JOIA e LEMOS, 2009). A competitividade que a empresa apresenta ao ambiente externo é condicionada pelo nível de desenvolvimento de sua competitividade interna, resultante de um processo de gestão que mobiliza a inteligência e o conhecimento organizacional para que a empresa se desenvolva e se aperfeiçoe continuamente (FISCHER, 1992).
As empresas necessitam de desempenho e resultados otimizados, que, na ótica da gestão, são obtidos quando os gerentes, por meio de suas ações, conseguem que as pessoas reproduzam e multipliquem as rotinas de serviço, objetivando uma melhor qualificação dos colaboradores, a replicação eficaz de processos produtivos e a gestão de conhecimento e de
tecnologia