Caldas alternativas para produção orgãnica
ALHO - 1 pedaço de sabão (aprox. 50 g)
4 litros de água quente
2 cabeças de alho
4 colheres pequenas de pimenta vermelha
Dissolver um pedaço de sabão do tamanho de um polegar (50 gramas) em 4 litros de água. Juntar 2 cabeças picadas de alho e 4 colheres de pimenta vermelha picada. Coar com pano fino e aplicar.
Indicações: insetos - amplo espectro, repelente, bactérias, fungos, nematóides, inibidor de digestão de insetos e repelente de carrapato.
Fonte: STOLL, (1989).
BORDALEZA, CALDA
200 g de sulfato de cobre
200 g de cal virgem
20 litros de água
Para seu preparo, utilizar vasilhame de plástico ou de cimento amianto ou madeira. Colocar o sulfato de cobre enrolado em pano, em forma de saquinho. Dissolver na véspera em 5 litros de água. Em outro vasilhame, misturar cal virgem em 15 litros de água. Após, isso, misturar ambos, mexendo sempre.
Para medir a acidez, pegue uma faca de aço (não inox) e mergulhe a parte da lâmina durante 3 minutos nessa mistura. Não escurecendo, a calda estará pronta. Caso contrário, adicione mais cal virgem.
Quando pronta, tem validade para três dias, devendo para isso colocar uma colher de açúcar antes de pulverizar.
Aplicar no início da doença, podendo ser misturada com extrato de fumo, confrei ou calda de cinza. No verão, em plantas novas, deve ser usada a metade da quantidade de sulfato de cobre e de cal virgem para o mesmo volume de água, ou seja, em concentração 50% menor.
Nunca pulverize a calda com sol quente, nem em temperatura muito baixa, pois perde a sua eficácia.
Sempre utilize a cal virgem, hidratando-a se possível um dia antes, para obter melhor dissolução. No entanto, se utilizar a cal hidratada multiplique as quantidades de cal virgem da tabela por 1,8 a 1,9.
Indicações, culturas e dosagens para 100 litros de água.
|Cultura |Doenças |Sulfato |Cal Virgem |
|