Tipos de mapas
Um mapa é uma representação visual de uma região. Estes mais conhecidos são representações bidimensionais de um espaço tridimensional. A ciência da concepção e fabricação de mapas designa-se cartografia. Por vezes a cartografia se debruça sobre a projeção de superfícies curvas sobre superfícies planas, no processo chamado planificação.
Se o mapa cobrir uma grande área da superfície terrestre, de modo a que a curvatura da Terra ou a ondulação do geoide possam já influir na medição de distâncias e na precisão pretendida na representação, ter-se-á de escolher uma projeção cartográfica. Matematicamente, esta é uma função que transforma coordenadas polares ou geodésicas (latitude,longitude) em coordenadas do plano do mapa. Necessariamente, isto provoca distorção.
Características gerais dos mapas: * Representação plana; * Geralmente em escala pequena; * Área delimitada por acidentes naturais (bacias, planaltos, chapadas, etc.), político-administrativos; * Destinação a fins temáticos, culturais ou ilustrativos.
Generalizando: Um mapa é a representação no plano, normalmente em escala pequena, dos aspectos geográficos, naturais, culturais e artificiais de uma área tomada na superfície de uma Figura planetária, delimitada por elementos físicos, político-administrativos, destinada aos mais variados usos, temáticos, culturais e ilustrativos.
Classificação dos mapas
.
Mapas físicos * Mapa geomorfológico - representa as características do relevo de uma região. * Mapa climático - indica os tipos de clima que atuam sobre uma região. * Mapa hidrográfico - mostra os rios e bacias que cortam uma região. * Mapa biogeográfico - apontam os tipos de vegetação que cobrem uma determinada localização
Mapas humanos * Mapa político - aponta a divisão do território em países, estados, regiões, municípios. * Mapa económico - indica as atividades produtivas do homem em determinada região. * Mapa demográfico - apresenta a