Trabalho de Geografia
Vinícius Pereira Nascimento
3° ano A
Geopolítica mundial
2015
Sumário:
Capa.............................................................1
Sumário........................................................2
Introdução....................................................3
Desenvolvimento.........................................4
Conclusão....................................................5
Bibliografia..................................................6
Introdução:
Nesse trabalho falaremos um pouco sobre a Primavera Árabe, Al Qaeda, Estado Islâmico e Boko Haram. Citaremos noticias, datas de acontecimentos e muito mais. A primavera Árabe não se trata de um evento, de algo breve ou de uma estação do ano, trata-se de um período de transformações históricas nos rumos da política mundial. Descobrirá isso e muito mais nesse trabalho.
Primavera Árabe.
Primavera, como é conhecida mundialmente, é uma onda revolucionária de manifestações e protestos que vêm ocorrendo no Oriente Médio e no Norte da África desde 18 de dezembro de 2010. Até a data, tem havido revoluções na Tunísia e no Egito, uma guerra civil na Líbia e na Síria; também houve grandes protestos na Argélia, Bahrein, Djinuti, Iraque, Jordânia, Omã e Iémen e protestos menores no Kuwait, Líbano, Mauritânia , Marrocos, Arábia Saudita , Sudão e Saara Ocidental. Os protestos têm compartilhado técnicas de resistência civil em campanhas sustentadas envolvendo greves, manifestações, passeatas e comícios, bem como o uso das mídias sociais, como Facebook, Twitter e Youtube, para organizar, comunicar e sensibilizar a população e a comunidade internacional em face de tentativas de repressão e censura na internet por partes dos Estados.
O termo Primavera Árabe, como o evento se tornou conhecido, apesar de ter-se iniciado durante o inverno do hemisfério norte, é uma alusão à primavera de praga. Começou com os primeiros protestos que