ESQUINA DAS FERRAGENS
Preparado por Maria Roselane Marques, Vanessa Telles e Francisco Melo, da instituição UNICHRISTUS-CE
Recomendado para as disciplinas de: Estudo de casos, empreendedorismo e áreas afins.
Este caso foi escrito inteiramente a partir de informações cedidas pela empresa e outras fontes mencionadas no tópico “Referências”. Não é intenção dos autores avaliar ou julgar o movimento estratégico da empresa em questão. Este texto é destinado exclusivamente ao estudo e à discussão acadêmica, sendo vedada a sua utilização ou reprodução em qualquer outra forma. A violação aos direitos autorais sujeitará o infrator às penalidades da Lei. Direitos Reservados UNICHRISTUS.
Junho 2015
RESUMO
Este caso apresenta a trajetória da empresa Esquina das Ferragens que iniciou com o nome de Elétrica São Paulo comércio varejista e que com o tempo sentiu a necessidade de mudar de local e junto mudar o nome da empresa para assim gerar nos clientes o interesse de compra. Com a competitividade acirrada sentiu a necessidade de mudar seu endereço e assim atingir uma nova demanda de clientes, agregando inovação, qualidade e preço justo.
PALAVRAS-CHAVE
Inovação, investimento, mudança, mercado, clientes
Introdução
Este é um caso que retrata a empresa Esquina das Ferragens que iniciou suas atividades com o nome de Elétrica São Paulo mercado varejista. Em 2010 o empresário Francisco Holanda pediu a ajuda do irmão Laurindo para a abrir uma loja de material elétrico exclusivo de vendas a varejo pois, até esta data Francisco tinha uma loja especializada em distribuição (atacado) de peças de matérias elétricos e hidráulicos, mas que vendia também em pequenas quantidades. Esse fluxo de vendas a varejo começou a atrapalhar a rotina da empresa, por exemplo: enquanto uma pessoa chegava para comprar 220 mil parafusos, 48 caixas de fita isolante, uma senhora chegava para comprar 3