Cr Tica Moral Deten O
De acordo com o filme visto o dinheiro se torna o motivo principal para acarretar em violência, abuso de poder e falta de crença. De início a violência foi extremamente proibida dentro do cárcere em que os homens foram propostos, mas esta mesma foi a que os tirou de lá.
A maioria dos que estavam lá dentro não tinham uma fé em dada religião, apenas um que dizia acreditar em Deus e na verdade absoluta do universo, contraditando isso tudo, pois o mesmo se tornou o mais violento e dominador de todos. Nietzche acreditava que a razão e a religião seriam o principal objetivo para o ser humano, mas para ele não existe um principio universal. Já o que diz Focault que se baseia na relação do poder e o modo como as pessoas se relacionam com as regras, isso se identifica muito com a divisão dos grupos feitos pela experiência, os guardas que estariam com o poder em mãos e os prisioneiros que estão sem direitos civis nenhum. Essas regras citadas por Focault, no filme foram estabelecidas para cada ocasião e de consequência haveria uma punição, como na cena do refeitório onde os prisioneiros seriam obrigados a comer toda a comida, caso contrário sofreriam uma punição severa dentro de 30 minutos, se não a sirene tocava e todos perdiam o dinheiro.
No caso do homem com diabetes a ação correta era dar ao prisioneiro a insulina que ele precisava, apesar de ser feito isso um dos guardas puniu o outro que tentou ajudar, pois era extremamente proibida a entrada de coisas de fora para dentro do presídio. Cada pessoa lida de uma forma com regras, uns achavam que seria mais fácil ficar isolados, quietos já outros achavam que por estarem com o poder podiam abusar disso, porém na hora de sair da prisão todos se tornaram iguais, deixando pra trás o poder e submissão.
Na última cena do filme no ônibus há uma indagação sobre a evolução dos macacos na cadeia evolucionária, o protagonista demora a responder, mas diz que ainda se pode fazer algo para mudar