Trabalho de Geografia
Inclui os Estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, ocupando área de 1.561.177,8 km2, o que corresponde a 18,26% da área total do País. A maior parte de seu território é formada por extenso planalto, antiga e aplainada pela erosão. Em função das diferentes características físicuas que apresenta a região Nordeste encontra-se dividida em quatro sub-regiões: meio-norte, zona da mata, agreste e sertão.
Região Centro-Sul
O complexo regional do Centro-Sul é formado pelos estados das regiões: Sul, Sudeste (exceto o extremo norte de Minas Gerais) e Centro-Oeste (exceto o centro-norte de Mato Grosso), além do extremo sul do Tocantins. Essa região corresponde a aproximadamente 22% do território nacional, e abriga cerca de 70% da população brasileira, razão pela qual é considerada como a região mais populosa e mais povoada do país.
O PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO - PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO
Cada país tem uma combinação única de fatores que influenciam o seu desenvolvimento econômico: fatores como clima, recursos naturais, políticas de colonização, entre tantos. No entanto, políticas econômicas têm tido uma influência determinante na industrialização de um país. A grande parte da população mundial vive em países com rendas per capita baixíssimas; são os chamados países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos. Ao adotar políticas econômicas que visam aumentar a renda per capita da população, diferentes países escolhem caminhos diferentes para se industrializarem. Porém, mesmo após décadas de políticas econômicas que visam o desenvolvimento, alguns países permanecem em extrema pobreza, enquanto outros, como a Cingapura, conseguiram se elevar a níveis de países desenvolvidos.
Nessa aula estudaremos como países que, até décadas atrás, eram pobres e subdesenvolvidos, têm feito grande progresso, se tornando NICs (Newly Industrialized Countries - Países Recentemente Industrializados), enquanto outros,