Trabalho De Geografia Urbaniza O
Inicialmente, na primeira Revolução industrial, a indústria nascente utilizava a mão-de-obra rural que migrara para os parques industriais para trabalhar. Esses primeiros parques indústrias ficavam situados nas cidades. Posteriormente, com o avanço dos transportes e da geração da energia elétrica, as indústrias tornaram-se independentes da proximidade às cidades.
Figura 1 - Vista de uma cidade Inglesa no inicio do Século XX.
Porém, tornou-se necessário um sistema de moradia, comércio e demais serviços por parte dos operários que diariamente iam trabalhar nas fábricas, tal demanda gerou a necessidade da expansão das cidades existentes e do surgimento e crescimento das cidades pós-industriais. A urbanização modificou os hábitos das pessoas e a estrutura das famílias, no meio rural eram tradicionais as famílias patriarcais onde todas as gerações viviam na mesma casa. No meio urbano, sob o impulso do capitalismo, tornou-se comum o individualismo e a busca de privacidade individual ou familiar, sem o comando central nas mãos de um patriarca.
2 – Urbanização
É o processo de tornar uma área urbana e retirar todas as características silvestres e rurais, inserindo características, instalações e infraestrutura de uma cidade (ruas, avenidas, rede de esgoto, rede elétrica, edificações, serviço urbano, etc.). A urbanização é um processo que instaura uma cidade por meio da demanda populacional, comercial e do desenvolvimento tecnológico.
Trata-se da redistribuição demográfica, de populações e localidade antes rural, em assentamentos urbanos. A urbanização também é entendida pela expansão de uma cidade.
Figura 2 - Vista da Broadway Street, NY.
Tradicionalmente, esse termo refere-se ao deslocamento de um grupo de pessoas que deixam uma área rural para viver em centros urbanos. Um estado ou país é considerado urbano, quando a maior parte de sua população vive nas cidades, estando a menor parcela da população no campo.
O atual fenômeno da urbanização no mundo,