Urbanização
A urbanização é um processo característico do século XX, nela ocorre o desenvolvimento de áreas urbanas (cidades ) em contraposição às áreas rurais. Ela vem acompanhada pelo processo de industrialização que precisa necessariamente de mão-de-obra, grande maioria vinda do campo, para suprir a necessidade de mão-de-obra.
A urbanização aconteceu primeiramente em países desenvolvidos, por ex: França e Inglaterra. Tendo maior desenvolvimento após as revoluções industriais, causando grande êxodo rural.
Atualmente é também muito comum em países não desenvolvidos como Índia e Brasil. Ela é mais crescendo inclusive nesses países que ainda estão em crescimento.
Na urbanização temos ainda a presença das metrópoles, megalópoles, cidades globais ( exercem influência global) e megacidades( mais de 10 milhões de habitantes, mais comuns em países subdesenvolvidos) que variam conforme a maior ou menos urbanização das cidades e estados. Hoje grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro são as megalópoles do país, muito importante no sentido também de industrialização e avanços em outras áreas como saúde.
Nesse conceito temos o desenvolvimento de cidades, com isso vêm também a construção de redes elétricas, redes de saneamento básico, supermercados, escolas, shoppings e igrejas. Além do crescimento populacional, que em grandes cidades se torna insuportável com a grande demanda e o êxodo rural.
Consequências sociais e econômicas de uma rápida urbanização:
Com a acelerada urbanização vêm também o êxodo rural, pessoas vêm do interior de cidades e estados para as grandes cidades em busca de melhores condições de vida e trabalhos, uma consequência são as moradias inadequadas como cortiços, casas construídas em lugares de riscos de enchentes e até mesmo em lugares onde não se tem um adequado saneamento básico. O governo não consegue acompanhar o grande crescimento das cidades e garantir uma boa saúde, um bom transporte, sendo que