A URBANIZAÇÃO NO BRASIL
5.1 INÍCIO DA URBANIZAÇÃO BRASILEIRA
Segundo Milton Santos, em seu livro “A urbanização brasileira”, 2008, p. 21-22, o início da urbanização no Brasil data desde o século XVI, mas, em seu começo, tratava-se mais da criação de cidades do que propriamente urbanização (considerando urbanização como sendo um “processo de afastamento das características rurais de um lugar e região” e ao “desenvolvimento da civilização e da tecnologia” além da “redistribuição das populações das zonas rurais para assentamentos urbanos”, segundo o portal Significados).
Desta forma, podemos observar a criação das cidades no Brasil, sem o aprofundamento das causas, e analisar seu desenvolvimento até poder ser considerada urbanização de acordo com a tabela a seguir:
Tabela 1: Vilas e cidades (criadas)
Século XVI
Século XVII
Século XVIII até 1720
Rio Grande do Norte
Paraíba
Pernambuco
Sergipe
Bahia
Espírito Santo
Rio de Janeiro (e Guanabara)
São Paulo
Pará
Maranhão
Alagoas
Paraná
Santa Catarina
Piauí
Ceará
Minas Gerais
1
1
2
1
4
2
1
6
1
2
5
1
6
10
4
2
3
2
1
1
1
1
1
1
1
1
8
Fonte: “A urbanização brasileira”, Milton Santos. Dados obtidos em Goulart Reis Filho, 1968, p.84-88.
Observamos, assim, que o processo de urbanização no Brasil se iniciou com a criação de cidades desde o século XVI até o ano de 1720, e não apenas com o processo de industrialização, como muitos pensam, sendo que a industrialização é considerada por Milton Santos, 2008, p.22, uma segunda revolução na urbanização brasileira, depois da criação das cidades.
Ainda conforme Milton Santos, no seu livro “A urbanização brasileira”, 2008, p. 21, é apenas a partir do século XVIII que a urbanização vai tomando forma e que a casa da cidade torna-se a moradia principal do fazendeiro e do senhor de engenho, mas, mesmo assim, a nossa urbanização ainda precisou de mais um século para avançar e mais outro século para se tornar como conhecemos hoje.
Apesar