Max Weber Manuscrito
Foi um economista e sociólogo alemão, e é considerado atualmente um dos fundadores do estudo moderno da sociologia e administração pública. foi professor de economia e participou da comissão que redigiu a Constituição da República de Weimar. Weber vive numa época em que as idéias de Freud impactavam as ciências sociais, e, em que os valores do individualismo moderno começavam a se consolidar.
Para Weber a função da sociologia seria compreender a sociedade a partir da pesquisa histórica, baseada na coleta de documentos e na interpretação das fontes, permitindo-se, assim, o entendimento da diferenças sociais que seriam, na sua perspectiva, de gênese e formação, e não de estágios de evolução.
Servindo-se do método compreensivo, ou seja, da interpretação do passado e da repercussão dos fatos na sociedade contemporânea, Weber faria da ação social seu objeto de investigação, isto é, a conduta humana dotada de sentido, de uma justificativa subjetivamente elaborada, onde o agente social é que dá sentido à sua ação.
Weber, entretanto, vai distinguir ação social da relação social, onde a última só existe quando o sentido é compartilhado. Isto implica dizer que uma mesma ação pode afetar as pessoas em um mesmo ambiente de forma diferente, onde apenas aquelas que compartilharem da ação estabelecerão a relação social
AÇÃO SOCIAL
Para Weber, o objeto da Sociologia é o sentido da ação humana individual que deve ser buscado pelo método de compreensão, baseado no estudo da mente humana.
Max Weber concebeu a pessoa humana como um ser capaz de agir e que não é passivo frente às forças da natureza. A sociedade para Weber, constitui um sistema de poder, pois as relações cotidianas, de classes, empresarial, por exemplo, se deparam com o fato de que o indivíduo tem condição de impor sua vontade a outros. Weber elabora os fundamentos de uma sociologia compreensiva ou interpretativa.
Ao