Trabalho De Urbana Pronto
PROFESSORES (A):Eugenia Maria Dantas
Francisco Fransualdo de Azevedo
GRUPO: GEOGRAFIA E MODERNIDADE
ADRIANA DE ARAUJO FONTES
AUXILEIDE XAVIER GOMES
ERMOM PEREIRA DE MOURA
MAILTON VIEIRA DA SILVA
FÁBIO REINALDO DE MESQUITA JÚNIOR
FRANCINALDO REINALDO DE MESQUITA
REFLEXÃO SOBRE A URBANIZAÇÃO BRASILEIRA, DISCUTINDO O ÊXODO RURAL, A DISTRIBUIÇÃO EA CONCENTRAÇÃO POPULACIONAL.
INTRODUÇÃO
No Brasil, o processo de urbanização foi essencialmente concentrador que gerou cidades grandes e metrópoles.
No Brasil tem ocorrido com maior intensidade nas últimas décadas o deslocamento de pessoas do campo que vão para as cidades com a expectativa de uma vida melhor, isso é conhecido como êxodo rural.
Hoje, de cada grupo de quatro brasileiros, pelo menos três vivem nas áreas urbanas e apenas um no meio rural. Essas pessoas que resolvem ir para as cidades estão indo a quase sua totalidade em busca de emprego, mas a maior parte dessas pessoas acaba ficando num estado deplorável, já que muitas vezes passam tantas dificuldades, como fome, por exemplo. A ilusão de uma vida melhor ou mais "moderna" na grande cidade, divulgado principalmente pela televisão, pode constituir um motivo para o êxodo rural.
O fator explicativo desse processo é que a economia brasileira vem conhecendo profundas modificações nestas últimas décadas. O desenvolvimento do capitalismo se acelerou no país, juntamente com a industrialização e a urbanização que sempre o acompanham.
Conclui-se então que a melhor solução para essas pessoas que vivem no campo, não é ir em direção as cidades para não ficarem num estado mais deplorável que já estão, e sim, se especializar nas atividades agrícolas do campo onde vivem.
BRASIL: POPULAÇÃO URBANA X POPULAÇÃO RURAL.
O Sudeste é a região brasileira mais urbanizada, em função do seu desenvolvimento tanto no setor industrial, quanto no agropecuarista. O fato de essa região concentrar o maior parque fabril do país funciona