Trabalho Geografia
Simões Filho – Ba
2014
Relação entre o Campo e a Cidade
Simões Filho – Ba
2014
Relação Campo e Cidade
A relação entre a cidade e o campo é caracterizada por uma interdependência
.O campo necessita da cidade e a cidade necessita do campo.
O meio rural produz alimentos, matérias primas para a industrialização citadina, que por sua vez envia tecnologia, insumos, máquinas e implementos agrícolas.
Há, todavia, sobretudo nas últimas décadas, uma nítida dominação do urbano sobre o rural, calcada não só pela dominação cultural, nos meios de comunicação, na escolaridade e na urbanização.
Os jovens do meio rural adotam os “modismos" da cidade, que lhes chegam através da mídia.
O campo e a cidade são explicados como espaços e/ou regiões onde o homem, a natureza e a economia estão presentes. No entanto estes elementos da geografia estão fragmentados por uma visão da neutralidade cientifica, bem como por uma ciência que tem características empíricas e naturalistas.
Ou seja, o que há de fato, é uma descrição generalizada sobre a cidade e o campo, dentro de uma categoria de aparência e paisagem. Sistematizando a relação do homem com a natureza e suprimindo a relação que existe entre os homens.
Com a renovação do pensamento geográfico a ciência inicia um processo menos descritivo da relação que existe entre o campo e a cidade e a geografia quantitativa (teorética) passa a apresentar em suas discussões pragmáticas, dados numéricos relativos ao desenvolvimento das cidades em detrimento do campo.
Campo
O Campo é a parte da cidade localizada na malha rural, dentro do perímetro rural. É toda a área fora do perímetro urbano. É caracterizado por plantações que variam o cultivo conforme o solo e o clima (que varia conforme a maritimidade, latitude, altitude, continentalidade, posição do vento, massas de ar e incidência a raios solares). Com o passar do tempo, foram surgindo técnicas agrícolas que permitem o cultivo de plantas em biomas