Captação e Manejo da Agua da Chuva
CAPTAÇÃO E MANEJO DE ÁGUA DA CHUVA
SÃO PAULO
2014
CAMILA C. MAXIMO, CATARIA, DAYANE E NICOLLI
CAPTAÇÃO E MANEJO DE ÁGUA DE CHUVA
Trabalho apresentado nas disciplinas de Biologia, Geografia, Física e Português, orientado pelas professoras Raquel, Simone, Heloísa e Juliana como parte do processo avaliativo do 2º bimestre.
SÃO PAULO
2014
ÍNDICE
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo estudar a captação e manejo de águe de chuva, ou seja, explicar como ela é adquirida e para quais funções ela é utilizada esclarecendo pontos a drenagem urbana, trazendo soluções para o problema de escassez de água no Brasil, aproveitamento de águas pluviais, entre outros aspectos do assunto.
CAPTAÇÃO E MANEJO DE ÁGUA DE CHUVA
A captação e o armazenamento de água de chuva como água potável não é uma ideia nova, sendo, durante algum tempo, ignorado por planejadores do setor público e privado. Hoje, no entanto, já existem projetos e leis que incentivam o uso da água de chuva. Mesmo assim a captação de água de chuva, se introduzida em grande escala e aliada à conscientização dos usuários, pode aumentar o abastecimento existente de água a um custo relativamente baixo, permitindo beneficiar muitas famílias, amenizando os impactos da estiagem em áreas rurais e ainda a redução das enchentes urbanas.
DRENAGEM URBANA
A drenagem urbana tem sido desenvolvida dentro de premissas estruturais onde os impactos são transferidos de montante para jusante sem nenhum controle de suas fontes. No escoamento esse processo tem provocado aumento da frequência das enchentes e entupimento dos condutos e canais por sedimentos e a degradação da qualidade da água.
Dentro desse contexto o controle da erosão urbana é fundamental tanto na manutenção da capacidade de escoamento do sistema de drenagem como na qualidade ambiental. As características da produção dos sedimentos em bacias urbanas e de