Trabalho de Física Eletroscópio de folhas
Eletroscópio – é o aparelho responsável pela identificação da eletrização de um corpo ou nao. Se um corpo está eletrizado, o eletroscópio identificará facilmente.
Existem dois tipos bem comuns de eletroscópios, o pêndulo eletrostático e o eletroscópio de folhas.
Eletroscopia – é o estudo dos fenômenos eletrostáticos através de aparelhos chamados eletroscópio
Eletrização – é a definição do comportamento dos corpos que têm o poder de atrair ou afastar outros corpos.
Essa definição teve início no século VI a.C., quando o filósofo Thales, morador da cidade de Mileto, encontrou uma resina fóssil chamada âmbar, (elektron), e a esfregou com pele de animais. Observou então que, após o atrito, o âmbar tinha o poder de atrair outros corpos, como palhas secas.
Pêndulo eletrostático
O Pêndulo eletrostático é formado por um suporte, uma base isolada que não conduz corrente elétrica e por um fio de seda com uma esfera metálica pendurada. Eletriza-se a esfera com determinada carga positiva ou negativa e aproxima-se o corpo o qual se deseja saber a carga. Se, por exemplo, a bola for eletrizada positivamente, aproxima-se dela o material com carga desconhecida. Se esta esfera atrair-se para o corpo, este estará eletrizado negativamente; se ao contrário, a esfera repelir-se, o corpo estará eletrizado positivamente.
Eletroscópio de folhas
O eletroscópio de folhas é composto por uma garrafa transparente isolante, fechada por uma rolha igualmente isolante. Na parte de cima, uma esfera metálica. No interior, duas finíssimas folhas metálicas, de ouro ou de alumínio. Se o eletroscópio estiver neutro, suas folhas estarão abaixadas. A aproximação de um corpo carregado à