administracao residuos solidos
O estudo de caso abaixo será apresentado sobre a empresa avícola que pretende aumentar a sua capacidade de produção e precisa avaliar qual a melhor alternativa, que traga retorno ao seu investimento.
1. COMPONENTES
Antes do IR
TIR
71,34%
Depois do IR
TIR
53,28%
Relatório de Análise
1. Ambiente Externo (Mão de Obra e recursos físicos):
Verificou-se que a mão de obra para este tipo de segmento é escassa e pode comprometer no processo de abate. Isso pode interferir n a capacidade de produção da empresa no Processo Manual, pois exige um maior numero de funcionários para o segmento.
O espaço físico da empresa deverá ser amplo, pois ambos exigem local específico para a produção, tanto manual quanto automática, para atender aos funcionários, e/ou as novas máquinas.
2. Ambiente Interno (Pessoas, recursos financeiros, processos internos):
Analisando este ambiente, verificou-se que há uma melhoria na qualidade do produto em função do menor contato com pessoas. As despesas serão praticamente mesmas com energia, e água.
No processo manual existirá a necessidade de 32 funcionários, para isso requer um processo de recrutamento e seleção, treinamento e fiscalização. Onde há uma grande dificuldade para obtenção de mão de obra neste segmento. No processo automático para o seu funcionamento, será necessário 9 funcionários, que participará também do recrutamento e seleção, que serão mais específicos em suas funções, aumentando a dificuldade de mão de obra.
Quanto mais funcionários trabalhando na linha de produção, os custos e despesas serão maiores, sendo apenas com salários e encargos do processo manual R$90.240,00 anualmente, contra R$25.380,00 do processo automático.
Ao contratar o serviço manual, a empresa fará um investimento menor do que na contratação do processo automático, sendo $125.550 e $234.200, respectivamente.
Suas despesas mensais com mão de obra irão triplicar em relação ao outro processo, isso