Eletroscópio de Folhas
Eletroscopia .................................................................................
História ........................................................................................
Eletroscópio de Folhas.................................................................
Inventor do Eletroscópio.............................................................
Uso no dia a dia..........................................................................
Fontes.........................................................................................
Eletroscopia
É a disciplina que estuda os fenômenos eletrostáticos produzidos por cargas elétricas em repouso. Atualmente, a eletroscopia é aplicada em diversas áreas como na proteção contra campos elétricos externos, pesquisas científicas e fenômenos da radiação.
Eletrização – é a definição do comportamento dos corpos que têm o poder de atrair ou afastar outros corpos.
.
A eletrização é um fenômeno importante no estudo da eletricidade em geral e muitas vezes natural, possuindo diversas causas. A própria composição das substâncias, constituídas de átomos cujos elétrons circulam em redor do núcleo com relativa liberdade de movimento, motiva a existência de fenômenos elétricos espontâneos. Se um corpo ganha elétrons, dizemos que ele ficou eletrizado negativamente, pois o número de elétrons nesse corpo é maior que o número de prótons. Se um corpo perde elétrons, o numero de prótons nesse corpo é maior que o de elétrons, então, dizemos que o corpo está positivamente eletrizado. Ao estudarmos a eletrização, temos que observar também os processos no qual se dá a eletrização, seja por atrito, contato ou indução.
Os dispositivos capazes de verificar se um corpo está eletrizado são chamados de eletroscópios, conhecidos também como detectores eletrostáticos. Existem dois tipos bem comuns de eletroscópios, o pêndulo eletrostático e o eletroscópio de folhas. No pêndulo eletrostático, ao se