eletroscopio de folhas
O que é eletroscópio
O eletroscópio é um dispositivo que nos permite verificar se um corpo está eletrizado.
Este aparelho consiste essencialmente de haste condutora tendo, em sua extremidade superior, uma esfera metálica, na extremidade inferior, duas folhas metálicas leves, sustentadas de modo que possa se abrir e fechar livremente.
Como funciona:
Aproximando da esfera do eletroscópio ( sem tocá-lo) um corpo eletrizado ( atritando a régua em um guardanapo) positivamente ( + ) , haverá indução eletrostática na parte metálica do aparelho: os elétrons livres serão atraídos para a esfera, fazendo aparecer nas folhas um excesso de cargas positivas. As duas folhas, estando eletrizadas com cargas de mesmo sinal, se abrem em virtude da força de repulsão entre elas. Portanto, a abertura das folhas do eletroscópio, quando aproximamos um corpo de sua esfera, nos indica que este corpo está eletrizado. É fácil perceber que, ao afastarmos o corpo eletrizado, os elétrons da esfera serão atraídos para as folhas, neutralizando a carga positiva aí existente e fazendo com que elas se fechem.
INTRODUÇÃO
Dando continuidade nas experiências sobre eletricidade, temos a próxima experiência denominada: Detector de Cargas “Eletroscópio de Folhas”.
Partindo disto, temos o inventor do “Eletroscópio de Folhas” chamado de Francis Hauksbee (1666-1713), também conhecido como Francisco Hawksbee, foi um décimo oitavo século Inglês cientista, e um membro da Royal Society conhecido por seu trabalho sobre a eletricidade e eletrostáticas repulsas. Em 1705, Hauksbee tinha descoberto que se ele, colocando uma pequena quantidade de mercúrio no vidro de sua versão modificada do Otto von Guericke (é um gerador) e evacuar o ar a partir dele e, em seguida, causar um encargo a ser construída em cima da bola, um brilho era visível e que ele colocou a sua mão sobre a parte exterior da bola. Pareceu-me ser semelhante à St.Elmo´s Fire. Este efeito mais tarde se