trabalho experimental
Guilherme alves borges
Faculdade de Meteorologia – Universidade Federal de Pelotas
E-mail: guilhermeborges93@hotmail.com
Resumo
O presente trabalho tem como proposta, mostrar diferentes formas de eletrização de corpos, através de experimentos com materias utilizados em aula, qual foi possivel observar a existencias de atração de cargas e diferentes processos de eletrização.
objetivo
O objetivo deste trabalho consiste em verificar os processos de eletrização, sendo eles: Eletrização por atrito, Eletrização por contato e Eletrização por indução. Neste trabalho, iremos observar como cada tipo de eletrização atua, quando carregados, através de eletroscópio de pendulo e de folhas, bastão de PVC, lã e seda.
Introdução
Neste trabalho foram estudados os processos de eletrização. Todos os corpos ou matérias são constituídos por átomos, e estes são formados por partículas menores denominadas elétrons, prótons e nêutrons.
Prótons e elétrons possuem carga elétrica de mesma intensidade (valor), mas de sinais contrários, em que o próton é a carga positiva e o elétron, a carga negativa.
No átomo em seu estado natural não existe uma predominância de carga elétrica, por que o número de prótons é igual ao número de elétrons, o que o torna neutro. No entanto, quando ele perde ou ganha elétrons dizemos que está eletrizado. corpo eletrizado positivamente é Quando um corpo possui uma maior quantidade de cargas positivas, dizemos que perdeu elétrons, e por isso está eletrizado positivamente. Um corpo nunca ganha prótons, porque está localizado na parte central do núcleo do átomo. corpo eletrizado negativamente é quando um corpo possui mais cargas negativas que positivas, ou seja, quando ganha elétrons.
A eletrização consiste na transferência de cargas elétricas entre os corpos, e essa transferência pode ocorrer por três processos conhecidos: por atrito, por contato e por indução. A eletrização por atrito ocorre quando dois corpos inicialmente neutros são