Trabalho de fotografia
BRUNO OTTO MICHALICK
FRANK DOUGLAS
ISABELA OTONI
TRABALHO DE FOTOGRAFIA
Belo Horizonte
2013
BRUNO OTTO MICHALICK
FRANK DOUGLAS
ISABELA OTONI
TRABALHO DE FOTOGRAFICA
LIVRO “SINTAXE DA LINGUAGEM VISUAL”
Trabalho apresentado como requisito de avaliação do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário UNIBH para obtenção do título de bacharel em Comunicação Social.
Professor orientador: Hamilton
Belo Horizonte
2013
EQUILÍBRIO
Equilíbrio é saber que vai permanecer ereto em qualquer circunstância, em qualquer atitude, com um certo grau de certeza. Referência visual forte e firme do homem, base consciente e inconsciente para fazer avaliações visuais. O equilíbrio é tão fundamental na natureza quanto no homem.
TENSÃO
Muitas coisas no meio ambiente parecem não ter estabilidade. São mais fáceis compreender o grau de estabilidade das formas regulares, porém quando essa forma é irregular, a análise e a determinação do equilíbrio são mais difíceis e complexas. Esse processo de ordenação, de reconhecimento intuitivo da regularidade ou de sua ausência, é inconsciente e não requer explicação ou verbalização. Tanto para o emissor quanto para o receptor da informação visual, a falta de equilíbrio e regularidade é um fator de desorientação. É o meio visual mais eficaz para criar um efeito em resposta ao objetivo da mensagem. A tensão (o inesperado, o mais irregular, complexo e instável) não domina somente os olhos contida no painel central, predomina, em termos compositivos, em relação aos painéis laterais. A área axial de qualquer campo é sempre aquilo para o que olhamos em primeiro lugar; é onde esperamos ver alguma coisa. O mesmo se aplica à informação visual da metade inferior de qualquer campo; o olho se volta para esse lugar no passo secundário de estabelecimento do equilíbrio através da referência horizontal.
NIVELAMENTO E