trabalho de fotografia
Professor Fernando Feijó
CURSO BÁSICO DE
FOTOGRAFIA
Professor Fernando Feijó
Curso Básico de Fotografia - 2001
Professor Fernando Feijó
1 - APRESENTAÇÃO
Este Curso Básico de Fotografia visa proporcionar um melhor conhecimento sobre esta arte, que é a fotografia. Ela é a fonte mais popular de ilustrações. Quando se fala em guardar recordações, a maioria das pessoas pensa logo em um instantâneo fotográfico. Estamos tão acostumados a fazer, ver e usar fotografias, que sempre que nos temos a necessidade de guardar uma imagem especial, a solução mais simples é fazer uma foto.
Quase todos nós temos algum tipo de máquina fotográfica em casa, ela pode ser simples ou complexa, mas nos atende dentro das possibilidades.
Mas para conseguirmos todos os efeitos desejados é necessário conhecer todo o potencial dos equipamentos que envolvem esta arte, além de uma prática constante e da observação cada vez mais crítica do assunto a ser fotografado.
Realçar as qualidades do assunto, sua iluminação, enquadramento e destacar com técnicas fotográficas o que esta em primeiro plano, são alguns objetivos deste curso.
A palavra fotografia vem da palavra grega photographia (photo = luz / graphia = escrever) tem o significado de escrever com luz. Como podemos perceber então, a parte mais importante da fotografia é a luz, sem ela não há fotografia, mas existem outros fatores que também são importantes para essa atividade: câmara, assunto, filme e revelação.
Curso Básico de Fotografia - 2001
Professor Fernando Feijó
2 - HISTÓRIA
HÉRCULES FLORENCE - A DESCOBERTA ISOLADA DA FOTOGRAFIA NO BRASIL
O francês de Nice, Antoine Hercules Romuald Florence, chegou ao Brasil em 1824, e durante quase 50 anos viveu na Vila de São Carlos.
Morreu em 27 de março de 1879, na então já chamada Campinas, e aplicou-se a uma série de invenções.
Entre 1825 e 1829, participou como 2o desenhista de uma expedição científica