Trabalho de fotografia
AMÁLIA SOUSA GOMES
PUBLICIDADE E PROPAGANDA – 2º SEMESTRE
HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA E A HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA DO BRASIL
BELO HORIZONTE,
2015
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS – PUC-MG
AMÁLIA SOUSA GOMES
PUBLICIDADE E PROPAGANDA – 2º SEMESTRE
HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA E A HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA DO BRASIL
Trabalho entregue dentro da matéria de Fotografia dentro do segundo semestre de Publicidade e Propaganda na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
PROFESSOR: Valério Augusto.
BELO HORIZONTE,
2015
INTRODUÇÃO
O trabalho conta como foi a história da fotografia, desde seu surgimento, com a percepção de Aristóteles, os desenvolvimentos e contribuições de Joseph Nicéphore Niépce, Louis Jacques Mandé Daguerre, William Fox Talbot, Hércules Florence, Boris Kossoy e George Eastman.
O princípio básico da fotografia ainda é o mesmo e possivelmente não será alterado tão cedo: usar a luz — passando por uma lente e sendo absorvida por uma superfície (cromos, papéis, filtros e sensores) — para capturar o que você está vendo ao seu redor.
Já a publicidade no Brasil começou a utilizar da fotografia nos anos de 1920 com força, mesmo sem estúdios e fotógrafos especializados – tendo que importar as fotos muitas vezes dos Estados Unidos com os padrões de beleza de lá.
História da fotografia
A fotografia, como muitas outras revoluções, é uma soma de várias descobertas e a primeira delas foi a "câmara obscura". O conhecimento de seus princípios óticos se atribui a Aristóteles, anos antes de Cristo, e seu uso para observação de eclipses e ajuda ao desenho, a Giovanni Baptista Della Porta, Aristóteles observou a imagem do sol, durante um eclipse parcial, projetando-se no solo em forma de meia lua quando seus raios passarem por um pequeno orifício e que, quanto menor o mesmo fosse, mais nítida era a imagem, formado