TRABALHO DE FOTOGRAFIA
CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA
MARIA VICTÓRIA BRITO DO COUTO
HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA E DA FOTOGRAFIA PUBLICITARIA
TRABALHO DE FOTOGRAFIA
BELO HORIZONTE
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
A fotografia sofreu várias adaptações e mudanças com o passar dos anos, tudo para se tornar cada vez melhor e mais prática, independentemente de ser feita por profissionais ou amadores, para se conseguir bons cliques.
Segundo dados da revista INFO, a cada dois minutos registra-se mais fotos do que a humanidade já produziu durante todo o século 19! São mais de 19 trilhões de fotos já tiradas!
Mas, para nem sempre foi assim. A fotografia, da forma como a conhecemos hoje, percorreu um longo caminho e está em contínuo processo de evolução, tanto do ponto de vista de tecnológico quanto de formas de utilização pelas pessoas.
A tecnologia digital acarretou em grandes mudanças para a fotografia; a popularização desta tecnologia democratizou a atividade, permitindo a um grande número de pessoas o acesso à produção fotográfica e possibilitando a estas o registro de momentos, pessoas e o que mais queiram fotografar. No entanto, equipamentos automáticos, registrando fotografias pixelizadas em formato digital trouxeram como consequência a perda da qualidade para as imagens. E o fato de a fotografia digital não agregar valor com a compra e revelação de filmes, não possuir um “original” e não exigir que as imagens sejam impressas fazem com que sejam produzidas um número muito grande de fotografias, muitas das quais não possuem qualidade ou técnica, o que pode por vezes banalizar a atividade fotográfica.
Década de 80: Reforçada a visão da fotografia como obra capaz de transmitir informação e prazer, mas também como meio de comunicar mensagens políticas e sociais, cresce a importância da imagem fotográfica como instrumento da publicidade. Um dos principais nomes da fotografia publicitária