TSS - Totvs sped Service - Protheus
Esta aplicação destina-se ao monitoramento do servidor Totvs SPED Service no que diz respeito ao tempo de consumo da comunicação entre as entidades CLIENTE, TSS e SFAZ. A comunicação entre as entidades respeitam o o seguinte fluxo:
Cliente (ERP) TSS SEFAZ TSS Cliente (ERP)
Entidade Cliente
Esta entidade é o ponto inicial/final do fluxo da comunicação.
Para os devidos controles desta comunicação, necessitamos de algumas informações como DATA e HORA da geração da NF-e, e como opcional, o RESPONSÁVEL por esta emissão de NF-e.
Para que o TSS passe a reconhecer as informações acima que serão enviadas pelo cliente, é necessário que as mesmas estejam encapsuladas no XML da NF-e dentro das tag´s e respeitando o formato abaixo:
[CONTRTSS=AAAAMMDD#HH:MM:SS#AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA]
Especificações importantes
1) Esta clausula deve iniciar e ser finalizada sempre por colchetes “[” e/ou “]”;
2) Ao iniciar a clausula por “[“, também devemos colocar na seqüência o identificador “CONTRTSS=”, ficando “[CONTRTSS=”;
3) Para separar uma informação da outra, deve-se utilizar a cerquilha “#”;
4) As informações necessárias devem estar distribuídas por DATA (formato ano+mês+dia = AAAAMMDD), HORA (formato HH:MM:SS) e RESPONSÁVEL com o tamanho máximo de 50 caracteres.
Print de exemplo de um XML modelo gerado pelo ERP
Entidade TSS
Esta etapa no processo é onde todos os registros das comunicações são realizados. Registra-se a data/hora em que a NF-e foi gerada pelo cliente, registra a data/hora em que o TSS recebeu esta NF-e do cliente, registra a data/hora em que o TSS processou esta NF-e e montou o lote para transmissão, registra a data/hora em que este lote foi transmitido a SEFAZ e registra também todo o processo inverso, SEFAZ TSS Cliente.
Entidade SEFAZ
Esta etapa no processo é onde a SEFAZ efetua o processamento do lote enviado pelo TSS e devolve o resultado. Quando a SEFAZ devolve estas informações, o