trabalho de fisica pilhas
N:4261
Turma:904
Funcionamento das pilhas comuns.
Seu funcionamento se baseia em transferência de elétrons de um metal que tem a tendência de ceder elétrons para um que tem a tendência de ganhar elétrons, ou seja, ocorrem reações de oxido redução. Essa transferência é feita por meio de um fio condutor.
Se colocarmos uma placa de zinco em uma solução de sulfato de zinco (ZnSO4), estaremos constituindo um eletrodo de zinco. Da mesma maneira, se colocarmos uma placa de cobre em uma solução de sulfato de cobre (CuSO4), teremos um eletrodo de cobre.
Como o zinco é mais reativo que o cobre, ele tem a tendência de doar elétrons para o cobre. Assim, se ligarmos esses dois eletrodos por meio de um fio condutor externo, ocorrerá a transferência dos elétrons e consequentemente a passagem de corrente elétrica. Isso é visível, pois, depois de um tempo, notamos que a lâmina de cobre teve um aumento em sua massa, enquanto que a de zinco sofreu corrosão.
Funcionamento das pilhas recarregáveis
Pilhas recarregáveis nada mais é do que uma bateria em forma de pilha, quando carregamos, restabelecemos a DDP entre seus polos, já a pilha comum, existe um bastão de grafite (central) que seria o polo negativo, que recebe elétrons, existe também a pasta húmida que é composta por zinco, cloro e outros elementos químicos, esse seria o que conduz os elétrons dentro da pilha, tem também o zinco puro, que é o polo positivo, dessa forma os elétrons São conduzidos do positivo para o negativo.
Fontes: http://www.alunosonline.com.br/quimica/pilhas.html http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=chc&cod=_comofuncionamaspilhasrecarregaveiscienciahojedascriancas189abr2008.