Trabalho de filosofia
1-Em que consistiu a filosofia patrística?
2-Qual era seu objetivo?
3-Explique a relação que Agostinho estabelece entre corpo e espírito? 4-Que papel tem a vontade humana no pensamento agostiniano?
1)- Consistiu na elaboração doutrinal das verdades de fé do Cristianismo e na sua defesa contra os ataques dos "pagãos" e contra as heresias.O objetivo era construir uma síntese filosófica entre a ciência (filosofia) e a religião.
2) - A alma habita no corpo se fazendo apenas um, o Espírito é materia.
3)- Faz o papel de livre arbitrio- liberdade e escolha.
4) -todo conceito pagã é formado sem conhecimento da verdade. E conhecendo a verdade como Cristo nos ensinou nas Escrituras Sagrada, rompe com todas as éticas pagãs.
5)- Agostinho foi profundamente impressionado pelo problema do mal - de que dá uma vasta e viva fenomenologia. Foi também longamente desviado pela solução dualista dos maniqueus, que lhe impediu o conhecimento do justo conceito de Deus e da possibilidade da vida moral. A solução deste problema por ele achada foi a sua libertação e a sua grande descoberta filosófico-teológica, e marca uma diferença fundamental entre o pensamento grego e o pensamento cristão. Antes de tudo, nega a realidade metafísica do mal. O mal não é ser, mas privação de ser, como a obscuridade é ausência de luz. Tal privação é imprescindível em todo ser que não seja Deus, enquanto criado, limitado. Destarte é explicado o assim chamado mal metafísico , que não é verdadeiro mal, porquanto não tira aos seres o lhes é devido por natureza. Quanto ao mal físico , que atinge também a perfeição natural dos seres, Agostinho procura justificá-lo mediante um velho argumento, digamos assim, estético: o contraste dos seres contribuiria para a harmonia do conjunto. Mas é esta a parte menos afortunada da doutrina agostiniana do mal.
Quanto ao mal moral, finalmente existe realmente a má vontade que livremente faz o mal; ela, porém, não é causa eficiente, mas