Familia e sociedade atividade final etapa 4
Anhanguera
Polo Presencial – Caruaru
Curso – Serviço Social
Disciplina – Familia e sociedade
Polo Presencial- Caruaru
Tutor a Distância – Ana Lúcia
A. Antônio
Atividades Desenvolvidas
O texto fala da mudança no âmbito familiar, tanto no seu interior quanto na sua relação com a sociedade.
Família medieval (tradicional) é uma conservadora da transmissão geral de valores e conhecimentos, priorizando os bens como uma prática comum a todos.
As trocas afetivas e comunicações sociais, eram feitas por intermédio de vizinhos, amigos ou parentes mais próximos.
A partir do século XVI as mudanças nas famílias tradicionais, começaram a aparecer com a individualização dos membros que reivindicavam uma progressiva privacidade.
No século XVIII e XIX, a família moderna cria um modo de produção baseada na mão de obra coletiva.
O autor Giddens (1993) dedicou se a estudar relações familiares na contemporaneidade onde compreendeu as transformações das relações familiares e afetivas sexuais, como consequências da intimidade (homem/ mulher).
Alguns aspectos evolutivos da família
Verifica-se que a família evolui quando passa da hierárquica para uma estrutura de igualdade. Nessa mudança o homem deixa de mandar controlando os membros familiares e econômicos. Daí surge o espaço de liberdade homem e mulher. As reformulações ocorridas nos papeis masculinos e feminino contribui para o controle familiar. Com essas mudanças vem o surgimento da pílula anticoncepcional na década de 60, onde a mulher pode controlar a procriação de forma mais segura, permitindo assim, mais independência e liberdade sexual, possibilitando novos espaços no mercado de trabalho. vários aspectos vão sendo transformados como a busca por decisões compartilhadas não somente sobre a família,mas também administrativas,financeiras.
Os direitos e deveres gradativamente vão se tornando recíprocos.
Novos padrões familiares
Uma configuração familiar bastante polêmica é