Coleta Seletiva
A coleta seletiva pode ser definido como a coleta dos resíduos orgânicos e inorgânicos , recicláveis ou não que foram previamente separados pela fonte geradora.
Os materiais são separados de acordo com a Resolução CONAMA nº275 de 25 de abril de 2001 em cores sendo elas:
Azul: papel/ papelão
Laranja: resíduos perigosos;
Vermelho: plástico;
Branco: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde;
Verde: vidro;
Roxo: resíduos radioativos;
Amarelo: metal;
Marrom: resíduos orgânicos;
Preto: madeira;
Cinza: resíduo geral não reciclável ou misturado, ou contaminado não passível de separação.
Segregação
Segregação na origem é uma das operações fundamentais para permitir o cumprimento dos objetivos de um sistema de manuseio de resíduos e consiste em separá-los ou selecioná-los apropriadamente.
A segregação em usinas de triagem são normalmente feitas em galpões não tendo um padrão estático.
A Segregação é agrupada em 6 setores:
- 1º Setor - recepção e expedição: compreende as instalações e equipamentos de controle dos fluxos de entrada (resíduos, insumos, etc.) e saída (fardos de recicláveis)
- 2º Setor - triagem: é onde se faz a separação das diversas frações do resíduo.
- 3º Setor - pátio de compostagem: é a área onde a fração orgânica do lixo sofre decomposição microbiológica transformando-se em composto.
- 4º Setor - beneficiamento e armazenagem de composto: consiste em peneirá-lo retirando-se materiais indesejáveis, dando-lhe menor granulometria e tornando-o manuseável para o agricultor.
- 5º Setor - aterro de rejeitos: os materiais volumosos e os rejeitos da seleção do lixo e do beneficiamento do composto devem ser encaminhados a um aterro de rejeitos. Esse aterro deve ser compatível com as características do rejeito e ter sua localização aprovada por órgãos responsáveis pelo meio ambientes.
- 6º Setor - sistema de tratamento de efluentes: recebe e trata as águas com resíduos da lavagem dos equipamentos da usina, da lavagem de veículos