Modulo 4
Construindo o Plano de Intervenção: Considerando as práticas de aproveitamento do tempo pedagógico nas escolas da rede/sistema que você trabalha, identifique o problema da relação entre os conselhos escolares e a garantia de um tempo efetivo e significativo da aprendizagem dos alunos.
São inúmeras, evidentemente, as razões pelas quais é preciso levar a sério o saber e a cultura da comunidade e do discente para que ele aprenda bem e melhor. Onde a escola deve ser um espaço de exercício do direito à cidadania e se organizar para atender os direitos do estudante de ter acesso a uma escola de qualidade.
É fundamental inserir no interior do espaço educacional - na escola - o amplo respeito de que o saber que cada um carrega ao longo da sua vida é de uma riqueza sem tamanho para o processo de formação do discente. Fugir dessa regra é nos trair enquanto seres humanos. A fruição do ato de educar é coletiva, pois, está ancorada na aprendizagem de valores possíveis. Não cabe mais espaço para um educador ou instituição de formação que pensassem somente em si mesmo.
Considero importante que o educador, no espaço da escola que demanda à formação de valores, deve procurar ser um profissional sem certezas, despertando no outro o respeito mútuo, a solidariedade, a procura incessante pela justiça, mediante um diálogo face à presença do mistério que é o outro na sua plena singularidade.
O respeito ao saber do outro como sendo fundamental coloca a possibilidade de se respeitar e preservar as diferenças. Com isso, gera uma atitude de reconhecimento do outro como um ser que pertence à espécie humana.
A escola deve aprender com o saber produzido pela comunidade. A comunidade também tem o seu saber. A incorporação de hábitos, a formação do ser humano é um processo de longa duração e exige muita sabedoria. Portanto, a escola tem um papel indispensável na formação das pessoas, mas não deve fazer sozinha. A escola deve estar atenta que para formar novos cidadãos