modulo 4
MÓDULO 4
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
1- A diferença entre o oral e o escrito
1.1- Língua oral e escrita
Um aspecto a ser bem esclarecido a quem procura melhorar seu desempenho na redação é a diferença existente entre a comunicação oral e a escrita.
A língua escrita só surgiu depois da falada e constitui uma tentativa de reproduzi-la. Entretanto, ela não é capaz de representar adequadamente as inúmeras variações de sentido decorrentes das variações de entonação ou as informações suplementares que um simples gesto produz ao acompanhar as palavras. E, não raro, a comunicação entre duas pessoas pode realizar-se apenas por um olhar significativo ou um meneio de cabeça, aspectos dificilmente reproduzidos de modo adequado pela língua escrita.
Em vista dessas diferenças de recursos entre a língua oral e escrita, não devemos pensar em escrever como se fala, pois trata-se de dois tipos de comunicação bem distintos. Uma coisa é falar com uma pessoa que está a nossa frente e que, com um simples gesto ou olhar, nos informa que está entendendo tudo; outra bem diferente é escrever, tentando pôr no papel o que seríamos capazes de falar.
Devemos, assim, tomar consciência de que a língua escrita tem suas dificuldades próprias, exigindo treino constante, concentração e o domínio de um vocabulário relativamente extenso. Elaborar um texto claro e bem escrito é sempre o resultado de várias tentativas e do esforço em torná-lo cada vez melhor – seja trocando uma palavra pela outra, seja reformulando os períodos.
Portanto, não se esqueça: um texto escrito sempre pode ser melhorado e não deve tomar como modelo a língua oral..
1.2. Níveis de linguagem
Você já deve ter percebido que as pessoas não falam sempre da mesma forma. O uso que cada falante faz da língua varia segundo seu nível de instrução, idade, região e a situação em que ocorre o ato de fala.
É facilmente verificável, por exemplo, que uma criança não fala como um adulto; um professor em