Aula Diureticosf3

4453 palavras 18 páginas
Aula 27/03/15- farmaco 3(bloco1)

Fármacos diuréticos

O diurético potencializa a ação de outro anti-hipertensivo. O diurético vai aumentar o o volume de urina formada. Isso provoca uma diminuição do VEC. Esse vec está em menor quantidade no ser humano , ou seja, corresponde a 1/3 do volume corporal. O vic está em maior quantidade(devido o aumento de células) do que o volume extracelular.
Vec esta dividido em 3 compartimentos: volume plasmático(que compõe o sangue, esta dentro dos vasos), volume intersticial(volume que banha as células) e o volume das cavidades(estômago, por exemplo). O volume plasmático e o volume insterticial estão em equilíbrio porque temos a pressão hidrostática e a pressão oncótica feita pelas proteínas.
Mecanismo de ação geral: Quando usamos o diurético, o volume plasmático diminui->diminui rv-> diminuição do dc->diminuição da pressão arterial. Quando diminuímos o volume plasmático, a água que está dentro do compartimento intersticial vai para o plasma, vai para o volume plasmático e acaba sendo eliminado, por isso,ele é usado para diminuir edema.
Diuretico:
§Tem ação hipertensiva pois diminui o volume plasmático, diminui o rv, diminui o dc e diminui a pa.
§ tratamento da insuficiência cardíaca1- o coração vai tentar manipular o menor volume de sangue a cada batimento cardíaco. O coração mantem a capacidade de contrair com efetividade se ocorrer diminuição do volume plasmático A insuficiência cardíaca gera edema pulmonar, abdominal
1 A insuficiência cardíaca é uma doença na qual o coração não consegue bombear sangue suficiente para o resto do corpo, não conseguindo suprir suas necessidades. Ou seja, o coração não consegue bombear todo o sangue que chega nele, portanto o débito cardíaco é baixo. O RESTO do sangue se dirige ao pulmão, ao abdômen , ao fígado e faz edema nesses órgãos. O diurético, diminui a quantidade de sangue que chega ao coração, logo o coração tenta manipular o menor volume de sangue, ejetando mais sangue(aumento

Relacionados