trabalho filosofia
Artigo por Colunista Portal - Educação - quarta-feira, 7 de agosto de 2013
Tamanho do texto: A A
A busca pela verdade deve seguir quatro princípios
René Descartes, francês nascido em La Haye no ano de 1596, é considerado o pai da matemática e da filosofia moderna. Seu pai era advogado e possuía um título de nobreza em primeiro grau. Estudou primeiro na escola jesuíta La Flèche, onde tem seu primeiro contato com a escolástica, retórica e filosofia. Em 1614, seguindo os passos do pai, começa o curso de direito na Universidade de Pointier. Depois de formado viajou para a Holanda e se alistou no exército para combater os espanhóis.
Na noite de 10 de novembro de 1619, Descartes tem três sonhos que mostram para ele o objetivo de criar uma ciência admirável, na qual unificaria todos os conhecimentos humanos. Em 1621 se desliga do exército para se dedicar ao estudo de ciências e filosofia.
Descartes enxergava a filosofia como a árvore onde a metafísica são as raízes, a física o tronco e as outras ciências os galhos, todos os conhecimentos estavam interligados. A filosofia deve ser algo útil para as pessoas no dia a dia e não somente uma teorização abstrata, a filosofia tem de melhorar a vida das pessoas. Tornar o homem, mestre da natureza. Cabe à filosofia fazer a árvore dar frutos através dos galhos (ciências).
Ele começa a duvidar de todas as coisas em busca de uma verdade inquestionável na qual ele possa fundamentar sua filosofia. Assim ele consegue sua primeira verdade incontestável, elevando sua dúvida ao máximo, quando ele duvida de estar duvidando, ele chega à conclusão de que se duvida, ele pensa e se pensa, ele existe.
Depois de partir do princípio da verdade inquestionável, Descartes cria um método para conduzir os pensamentos, a busca pela verdade deve seguir quatro princípios: Princípio da evidência, princípio da análise, princípio da síntese e o princípio do controle.
Morre em 9 de fevereiro de 1650