trabalho de filosofia
Edição de ouro, coleção universitária.
Dores do mundo
“Não atentamos na saúde geral do nosso corpo, mas notamos o ponto ligeiro onde o sapato nos molesta; não apreciamos o conjunto prospero dos nossos negócios, e só pensamos numa ninharia insignificante que nos desgostam – o bem-estar e a felicidade são portanto negativos, só a dor é positiva.” (p.07)
“tudo que procuramos colher resiste-nos; tudo tem uma vontade hostil; que é preciso vencer” (p.07).
“habituai-vos a considerar este mundo como um lugar de penitencias, como uma colônia penitenciaria...” (p.09).
“E preciso que a morte triunfe pois lhe pertencemos pelo próprio fatos do nossos nascimento e ela não faz senão brincar com a presa antes de a devorar.” (p.11)
“Querer é essencialmente sofrer, e como o viver é sofrer, toda essencialmente dor. Quanto mais elevado é o ser mais ele sofre... a vida do homem não é mais do que uma luta pela existência com a certeza de ser vencido.” (p.14).
Parecer das citações:
Essa obra trata do olhar filosófico de SCHOPENHAUER sobre a vida, nessa parte ele espoe sua conclusão pra essa questão colocando o bem-esta e a felicidade como fatores negativos e as dores como positivos. Ele justifica considerando que as adversidades faz com que o homem reaja frente a elas dando assim sentido á vida. Motivo pelo qual o homem luta pela vida que segundo o autor, mesmo com a certeza de ser vencido pelas adversidades. O AMOR
I- METAFÍSICA DO AMOR
“Qualquer inclinação terna, seja qual for a atitude etérea que afete, tem, na realidade, todas as suas raízes no instinto natural dos sexos; e não é mesmo outra coisa senão esse instinto especial, determinado, e perfeitamente individualizado.” (p.16).
“O egoísmo tem em cada homem raízes tão fundas que os motivos egoístas são os únicos com que se pode contar com segurança para excitar a atividade de um ser individual.” (p.18).
“para atingir o seu fim, é portanto necessário que a