EXTRATO DE CÔCO
CAMILA FERNANDA
EXTRATO DE CÔCO
São José dos Campos, SP
2015
1 INTRODUÇÃO
A pele é o revestimento do organismo, é ela quem isola o organismo do meio externo. A pele apresenta cerca de 4,5 e meio que representa 12% do corpo seco, sendo ele o maior órgão expostos ao meio ambiente e sendo ele também o maior órgão do corpo tendo uma área de aproximadamente 2m² de extensão, e os tecidos que os formam são de origem ectodérmica e mesodérmica e estão divididas em três camadas a epiderme, derme e hipoderme ( a hipoderme não é considerada por muitos autores, mas faz parte do estudo sistema tegumentar).
1 ACNE
A acne é uma doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. Devido a isso, as lesões começam a surgir na puberdade, época em que estes hormônios começam a ser produzidos pelo organismo, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos.
A doença não atinge apenas adolescentes, podendo persistir na idade adulta e, até mesmo, surgir nesta fase, quadro mais frequente em mulheres.
As manifestações da doença (cravos e espinhas) ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido.
1.1 Manifestações clínicas
A doença manifesta-se principalmente na face e no tronco, áreas do corpo ricas em glândulas sebáceas. Os sintomas variam de pessoa para pessoa, sendo, na maioria da vezes de pequena e média intensidade.
Em alguns casos, o quadro pode tornar-se muito intenso, como a acne conglobata (lesões