trabalho de filosofia
2014
1. O QUE VEREMOS NO CAPÍTULO? No capítulo podemos ver a teoria do conhecimento que é uma disciplina filosófica que investiga as condições do conhecimento verdadeiro.
Com exceção dos céticos os filósofos da idade média não colocaram em dúvida a capacidade humana de conhecer: eles explicavam como conhecer.
Também veremos como surgiram as indagações sobre o tema entre os gregos, desde os pré-socráticos a Platão e Aristóteles, cujas teorias influenciaram de maneira vigorosa o pensamento medieval.
2. A FOLOSOFIA PRÉ-SOCRÁTICA.
Normalmente a filosofia grega se divide em três grandes momentos tendo como referência central atuação de Sócrates. Ela é dividida no período pré-socrático, socrático e o pós-socrático.
Na fase Pré-socrática a pergunta mais freqüente era: " O que são as coisas?" Daí que a Filosofia nasceu como uma Cosmologia isto é, conhecimento racional da ordem do mundo ou da natureza.
A fase cosmológica da Filosofia grega praticamente se encerra com Heráclito, quando tem início a fase ontológica (conhecimento sobre o ser), inaugurada com Parmênides.
A maior discussão do período Pré-Socrático deu-se em torno das questões envolvendo a mudança e a permanência das coisas.
Heráclito de Éfeso. Defendia a mudança ( devir ). o mundo ( realidade ) era um ciclo perpétuo, onde nada permanece o mesmo e tudo se transforma em seu oposto. Contradição move o mundo.
Parmênides de Eléia. Já de defendia a permanência. O ser imutável, sempre idêntico a si mesmo e que a mudança é ilusória. Não existem oposto, só identidade.
PERGUNTAS:
1. O que mais era discutido no período pré-socrático?
R: A maior discussão do período Pré-Socrático deu-se em torno das questões envolvendo a mudança e a permanência das coisas.
2. O que defendia Heráclito?
R: Heráclito, defendia a mudança. O mundo, onde nada permanece o mesmo e tudo se transforma em seu oposto
3. Em quais três grandes