Caracterização Morfológica de Sementes
DEPARTAMENTO DE AGRONOMIA/ ÁREA DE FITOTECNIA
Disciplina: Tecnologia de Produção de Sementes A
Professora: Valderez Pontes Matos
Turma: SA2- 6º Período
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
Caracterização Morfológica de Sementes
ALEXANDRE DA SILVA XAVIER
ANE CAROLINE CARVALHO CAVALCANTE
RECIFE
2014
OBJETVOS
Estudar as características morfológicas externas e internas de sementes de algumas espécies agrícolas e florestais através de ilustrações e descrição das mesmas.
MATERIAL E MÉTODOS
Foram utilizadas sementes intactas e sementes embebidas por 24 horas em água deionizada, observando-se e identificando os tegumentos. Em seguida foram feitas descrições de coloração e de aspecto superficial bem como a caracterização e identificação de estruturas presentes nos mesmos. Também foram identificadas e descritas as partes internas das sementes, algumas com corte longitudinal, observando-se a presença ou não de endosperma, classificando-as quanto a esse aspecto. Além disso, foram descritos aspectos dos cotilédones e demais partes do embrião.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
1ª Espécie: Phaseolus vulgaris
Nome vulgar: feijão comum - grupo comercial “Carioca”
Família: Fabaceae
Tipo de fruto: legume
Método de propagação: Sementes
Descrição morfológica: Tegumento com coloração bege claro apresentando rajas marrom-escuras que caracterizam o grupo comercial “Carioca”. Cotilédones volumosos, branco cremosos e suculentos. Semente unitégmina, exalbuminosa.
Vista frontal das sementes de feijão “Carioca” (Phaseolus vulgaris), à esquerda, e vista lateral da semente depois da retida do tegumento (à direita).
Vista frontal de semente de Phaseulus vulgaris, sem tegumento
2ª