Trabalho de Filosofia
Alunos: Vinícius Ferraz e Felipe Vasconcelos
Professora : Martha Menezes
“Quem com ferro fere, com ferro será ferido.”
Análise dos termos:
O dito popular escolhido “quem com ferro fere, com ferro será ferido.” Se faz como uma analogia a lei de Talião, que deu origem ao primeiro código de leis escritas que se tem conhecimento, o Código de Hamurabi (4.000 a.C. -1.900 a.C.). A lei de Talião pela época em que foi instituído proporcionou de forma positiva o funcionamento da sociedade, visto que, impedia que as vítimas fizessem justiça com as próprias mãos e de forma desproporcional. Assim como a antiga lei, o ditado popular se apresenta como uma forma primitiva de justiça, na qual por punição ao ato transgredido é necessário que o criminoso seja punido com o mesmo mal que causou.
Análise dos pressupostos:
Podemos analisar que apesar de radical, se faz necessário em certos casos como na antiga Mesopotâmia e em alguns países do Oriente Médio ainda hoje para que haja uma homeostase entre o crime e a punição e com isso impor mais limites e medo na sociedade, pois ao praticar determinado crime o cidadão saberá que será punido da mesma forma. É válido ainda pontuar que, essa lei primitiva só é utilizada nos países do oriente médio o que evidencia o pouco processo de ocidentalização ocorrida naquela parte do mundo.
Reflexão:
Pela comparação feita entre a Antiguidade e a Idade Contemporânea é possível enxergar que apesar da disparidade entre as épocas, o ditado popular baseado na lei de talião ainda se aplica como uma forma de coordenação da vida social, apesar de primitiva.